Tratamentos para lesões benignas, como pintas, cistos, lipomas e xantelasmas (manchas na face), variam de acordo com o tipo, tamanho, localização e objetivo estético. Os principais tratamentos são:
Pintas (ou Nevos):
Cistos (Epidérmicos, Sebáceos, Ganglionares):
Lipomas:
Xantelasmas:
Outros Tratamentos:
Importante: Lesões benignas precisam ser monitoradas. Cada tratamento tem suas indicações específicas, de acordo com o diagnóstico médico.
A nossa pele pode apresentar lesões benignas ou malignas que costumam se apresentar como formações planas ou em relevo, lisas ou rugosas. Os tumores malignos, ou câncer de pele, são crescimentos anormais que podem aparecer, especialmente nas áreas mais expostas ao sol.
Existem vários tipos diferentes de tumores de pele, sendo os mais comuns: Carcinoma nas-celular, Carcinoma espinocelular e Melanoma. Podem se manifestar em qualquer idade, desde a infância até a fase adulta. Alguns pacientes merecem atenção redobrada, especialmente e pessoas com:
Pintas novas, que cresceram, coçam, sangram ou doem devem ser avaliadas. Além disso, a regra do ABCDE é um ótimo guia dos sinais de alerta:
Se notar uma lesão suspeita, é importante passar por uma consulta o quanto antes para obter um diagnóstico e iniciar o tratamento, se necessário. Na maioria dos casos o tratamento dos tumores de pele se limita a ressecção cirurgia das lesões, especialmente quando o diagnostico é realizado precocemente. Em outros casos, como nos melanomas, é necessário um tratamento mais agressivo.
O importante é não deixar de procurar atendimento em caso de alterações como as citadas acima e também realizar avaliações preventivas em caso de antecedente pessoal ou familiar de câncer de pele.